Uma geração de crianças "sem limites" está se formando: são filhos mimados e com baixa tolerância à frustração.
Como os pais podem mudar essa situação?
"Uma criança mimada é uma criança que tem baixa tolerância a frustração. Não sabe ouvir um não e não sabe se comportar bem socialmente," explica a psicóloga Laurema.
"Esse não consegue" passa pela questão da criança saber que os pais não vão repreendê-la em um lugar público, por isso coloca a família em situação constrangedora.
O que fazer nesses casos?
Ser firme, por mais que a culpa bata, os pais devem saber que os limites são essenciais na educação dos filhos e que são eles, os pais, quem sabem o que é melhor para as crianças durante a infância.
Muitos pais têm dificuldades em colocar limites nas crianças e terceirizam essa função, seja para a escola ou para especialistas.
Hoje em dia é comum pais que buscam diagnósticos para a criança, chamando-a de hiperativa ou mesmo buscando ajuda médica para lidar com um comportamento inadequado.
"Há diferenças grandes entre uma criança com alguma síndrome e uma criança sem educação, sem limites. Os pais não podem confundir. Na dúvida, é importante buscar orientação," salienta Laurema Suckow de Castro (psicóloga).
Nenhum comentário:
Postar um comentário