Uma geração de crianças "sem limites" está se formando: são filhos mimados e com baixa tolerância à frustração.
O que fazer?
A psicóloga Laurema dá algumas dicas para lidar com crianças que estão fazendo birra ou manha constantemente:
Confira: tenha o controle da situação. Lembre-se que quem sabe o que é melhor para as crianças são os adultos e não elas.
Seja firme: não volte atrás em uma decisão. A criança precisa confiar e sentir-se segura com a decisão do adulto.
Não sofra: saiba que dar limites é positivo para a criança. Uma criança mimada é manipuladora e sabe o "ponto fraco" dos pais, não caia no jogo.
Fuja do consumismo: não tente compensar o tempo que você passa fora com presentes. O que vale é a qualidade do tempo, portanto, presentes só em datas especiais.
Dê tarefas: para que as crianças cumpram de acordo com a idade e maturidade delas.
Estimule a independência.
Faça combinados e mantenha as regras: antes de sair de casa para um passeio lembre os acordos da família, nada de birras, manha ou pedir para comprar alguma coisa.
Lembre-se: não dá para fazer tudo o que as crianças querem isso prejudica um crescimento saudável!
Publicado originalmente em:
www.gazetadopovo.com.br
Adorei o texto sobre Criança Mimada, sempre bom observar se estamos fazendo tudo direito com nossos filhos. Não gostamos de conviver com crianças desagradáveis, então não podemos criar crianças desagradáveis para conviver com os outros...isso é importante.
ResponderExcluirQue bom que você tem lido os textos. Meu objetivo é ajudar, esclarecer, orientar e principalmente levar as famílias à reflexão. Obrigada pelo seu comentário.
ResponderExcluirProfª Cirlene/adm. do blog
Responsábilidade da Familia toda! Pois eu como mãe sou bem firme, mas não estou 100% com ele integral sempre somos a bandida da vez, fico no pé da família que amor e carinho são diferentes de fazer tudo que eles querem! Mas nem sempre isso acontece! hhhhh e vamos lá as mães tem este cargo não é a toa né!! Obrigada pelo texto já encaminhado para toda familia! bjs
ResponderExcluirOlá Sol! Nós não somos perfeitas, mas com certeza procuramos acertar ao máximo na educação de nossos filhos, por isso acho importante pesquisar textos que possam nos orientar, assim estaremos evoluindo.
ExcluirProfª Cirlene